Criar um Site Grátis Fantástico
Nazismo
Nazismo

 

Na Alemanha o movimento facista foi chamado de nazismo.

Após a Primeira Guera Mundial a Alemanha passava por uma crise. E, ela teria que pagar uma dívida de guerra aos infleses e aos franceses o que, prejudicou mais a situação; esta crise levou milhares de alemães ao desemprego. Isso fortaleceu ainda mais os movimentos "radicais" e o nazismo; pois fez crescer nos alemães o, sentimento de vingança.

O partido nazista era chefiado por Adolf Hitler. Eles acusavam os judeus, comunistas e, liberais da desordem e, prometiam restaurar o "orgulho alemão". Os nazistas acreditavam que os alemães pertenciam a uma raça "superior" (ariana).

O enfraquecimento dos outros partidos e um suposto "golpe político" contribuíram para que Hitler subice ao poder. Com contribuições dos problemas passados pela Alemanha (desemprego, inflação) os nazistas ganhavam cada vez mais adeptos e votos.

Hitler consegui a liderança do governo em janeiro de 1933. Com o seu poder, Hitler mandou encendiar o Parlamento, jogar a culpa nos comunistas; extinguir os partidos políticos exeto é claro o nazista e, os sindicatos por 3 anos; diminuiu o poder do estado e, tomou algumas medidas anti-semitas.

Todos os opostos a Hitler foram assassinados e, um masacre ficou conhecido como "Noite dos Longos Punhais" (julho de 1934); para isso, usou da violência da SS (espécie de polícia militar). Com a morte Hindenburg, no mesmo ano, Hitler assumiu a presidência e, as forças armadas teriam que lhe prestar fidelidade.

Muitos opositores a Hitler e o sistema foram levados aos campos de concentração. O partido nazista controlava a população e, isto, era feito pelo ministro que, controlava a imprensa, literatura, cinema e, o rádio.

No final da Segunda Guerra Mundial, Hitler cometeu suicídio. Nacionalismo, totalitarismo e racismo foram alguns ideais seguidos pelos nazistas. O nazismo levou milhares de pessoas a morte e muitos, eram utilizados em  terríveis experiências médicas.